Carregando...
TRILHAR

A Arte que transforma

O Projeto TRILHAR A ARTE QUE TRANSFORMA leva o público a percorrer os caminhos por onde a arte transforma os vários elementos da terra em obras de extrema beleza plástica (fine art) e a tomar contato com processos que transmitem a sustentabilidade (Economia Criativa).

Não por acaso, a arte é tomada como fator paradigmático no Trilhar, pois em todas as suas diferentes formas de expressão, nos ajuda a elaborar o pensar; a construir e ressignificar coisas, objetos e sentimentos. Exercita a nossa imaginação e nos atenta para a importância da nossa história e memória para viver em sociedade.

Patrocínio

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do país, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada por responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e CTG Brasil apresentam:

MARCHETARIA

DO DESCARTE À ARTE
DANILO BLANCO

MUSEU E CENTRO DE CONVENÇÕES PROFESSORA NARA NONATO
ILHA SOLTEIRA - SP

ABERTO AO PÚBLICO DE 20 DE AGOSTO A 24 DE SETEMBRO DE 2022
SEGUNDA A SEXTA: 8H ÀS 17H
SÁBADO: 14H ÀS 22H
DOMINGO: 16H ÀS 20H

Curador

Rubens Fernandes Junior

Rubens Fernandes Junior, pesquisador e curador de fotografia. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2002). Atualmente é Diretor e Professor Titular da Área de Comunicação da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).

Foi curador das exposições O Labirinto da Luz – fotografias de Orlando Azevedo, MON, Curitiba, 2022; Um Olhar Moderno, São Paulo, de Theodor Preising, Unibes, São Paulo (2021); O que os Olhos Alcançam, fotografias de Cristiano Mascaro, Sesc Pinheiros, São Paulo (2019); Mosaico do Tempo - 70 anos de fotografia de German Lorca, Itaú Cultural, São Paulo (2017), entre outras.

Recebeu o Prêmio Mérito Cultural na Fotografia, da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, em 2020; o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 2014; Prêmios de melhor exposição/curadoria pela Associação Paulista de Críticos de Arte pelas exposições A(s)simetrias, fotografias de Geraldo de Barros, Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2006; e Mario Cravo Neto Fotografias, no Museu de Arte de São Paulo, 1995.

Autor dos livros: Yalenti – fotografias de José Yalenti, Editora Madalena, 2018; Papéis Efêmeros da Fotografia, Editora Tempo D'Imagem, Fortaleza (2015); Geraldo de Barros - Fotoformas e Sobras, Editora Cosac Naify, São Paulo (2006); Labirinto e Identidades – Fotografia Brasileira Contemporânea, Editora Cosac Naify, São Paulo (2003); O Século XIX na Fotografia Brasileira, Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro (2000); entre outros.

DANILO BLANCO

CRIAÇÃO ESTÉTICA
E INTERVENÇÃO SOCIAL

Harmonia, escala, simetrias e assimetrias, padrões geométricos, composições articuladas, desarticuladas, estranhas e movimentadas. Tudo isso e muito mais pode ser encontradoWW nos trabalhos de marchetaria de Danilo Blanco, artista, designer de superfície e educador social. Um trabalho desenvolvido há décadas e de reconhecimento nacional e internacional. Com a tranquilidade de um sábio, ele transita entre o mundo da arte – museus, galerias e instituições culturais – e o mundo da educação, através de consistentes e inquestionáveis ações sociais.

Danilo Blanco desenvolve sua arte em diferentes formas de expressão – desenho, criação de objetos, pequenas esculturas, fotografia, entre outras –, mas foi na marchetaria que encontrou uma linguagem mais potente para expressar suas experimentações visuais. A marchetaria, arte milenar, é uma técnica que exige disciplina e conhecimento de um léxico muito específico, ou seja, um amplo conhecimento de madeiras e de ferramentas próprias.

Ao olhar seu trabalho, de refinado equilíbrio técnico e estético, é quase impossível não associar a outras visualidades. Sua obra, mesmo considerando aproximações com a arte indígena, os grafismos da Bauhaus, as estruturas de Mondrian e até mesmo do concretismo, tem sintaxe própria. Como ele mesmo afirma: “Me incomoda quando alguém me coloca próximo de trabalhos consagrados e meu interesse está nas fronteiras de outras influências”. Exatamente nessas fronteiras é que está sua singularidade.

Seu interesse se concentra no geométrico abstrato, daí seu senso atávico de organização no momento da criação, que tem como ponto de partida sua intuição, desenvolvida ao longo de sua experiência, pesquisando diferentes materiais e formas de expressão. Danilo lembranos que, como bom observador da natureza, “tem que se ter a coragem do mergulho, pois a pérola nunca está na superfície e sim nas profundezas dos oceanos”.

Sua atividade artística, no entanto, só tem sentido quando associada à sua atuação como educador social. Depois de alguma vivência em diferentes ateliês que trabalhou, teve uma participação voluntária de mais de cinco anos na Zona Leste da cidade de São Paulo, experiência repetida em outras comunidades, escolas públicas, e hoje desenvolvida em instituições culturais como o Sesc e a Fundação Stickel.

Com isso, orgulha-se de ter orientado milhares de jovens através de programas que visam não apenas estimular a capacidade de criação, mas, principalmente, valorizar o trabalho manual e a disciplina, bem como desenvolver e manter valores sociais e culturais. Para Danilo, seu trabalho na educação social está alinhado com “os princípios e conceitos de sua trajetória artística, que se sustenta em três pilares: processos colaborativos em arte, ofício da marchetaria na linguagem contemporânea e intercâmbio de conhecimentos”.

Os resultados são reconhecidos e democratizados. Ele produziu dois incríveis murais, sendo um deles em 2019 no Terminal Cachoeirinha, e outro em 2018, na Estação Palmeiras Barra Funda − CPTM/ Metrô. Este último mural é composto de 600 peças de mesmo formato, 15x15 cm, cuja matriz é o trabalho de marchetaria, de cada aluno, que foi digitalizado e impresso no azulejo. Nessas estações, em que circulam milhares de pessoas diariamente, os murais criados por Danilo Blanco a partir de cada azulejo assinado dão visibilidade aos jovens que foram estimulados a criar livremente suas formas. Jovens que ganharam um protagonismo em murais públicos com forte impacto nas comunidades.

Agora, com o Projeto Trilhar – A arte que transforma, surgiu, mais uma vez, a oportunidade de realizar um trabalho educativo com os alunos das escolas públicas de Ilha Solteira, que resultou em uma obra permanente, instalada no Museu e Sala de Convenções Professora Nara Lúcia Nonato. Com isso, marca-se a presença do artista, tanto com sua exposição temporária como pela obra definitiva, fruto da sua ação educativa, interativa e potente, com a comunidade.

O trabalho de Danilo está dividido entre sua produção artística e sua atuação como educador social – criação estética e intervenção social. Eles se complementam e se nutrem da experiência compartilhada. “Os alunos avançam com liberdade sobre o desconhecido, e isso é o que me toca profundamente. As vivências são enriquecedoras e, ao longo do processo, busco ensinar o que sei e aprender com os jovens a saltar sem medo diante do desconhecido”, afirma.

Danilo Blanco, ao buscar a associação de peças com cores, texturas e nervuras diferentes, cria uma marchetaria de padrões estéticos abstratos que revelam sua inquietação diante da vida. Pleno de efeitos visuais provocativos e matizes instigantes, seu trabalho é quase sempre um mergulho numa visualidade gráfica muitas vezes desconcertante.

Galeria

Artista Plástico

Danilo Blanco

Artista plástico, designer de superfície e educador social, reside e trabalha em São Paulo, com trajetória iniciada nos anos 1990. Conquistou reconhecimento por resgatar a arte milenar da marchetaria como linguagem contemporânea em sua produção criativa, com destaque por introduzir em suas criações resíduos de madeira descartados em marcenarias, madeireiras e demolições, promovendo rupturas no processo construtivo dessa arte e inovando seu padrão estético. Com a proposta de compartilhar seu saber prático com diversos grupos sociais, vem realizando projetos e ações em parcerias com reconhecidas organizações sociais como Care Brasil, Cidade Escola Aprendiz, Lar das Crianças – da Congregação Israelita Paulista −, Porto Seguro Social e Ambiental, Instituto Florestal, Projeto Equilíbrio/Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e Fundação Stickel, incluindo importantes instituições como Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Fundação Japão, Sesc, Senac e Sebrae. Transitando no território onde convergem arte, cultura artesanal e educação social, foi representado pela Galeria Mônica Filgueiras de 1996 a 2010, realizando mostras individuais e coletivas a partir dos anos 1990, em espaços como Sesc Pompeia e Sesc Carmo/SP, Sesc Palladium/BH, Senac/SP, Galeria Olido, Galeria Mônica Filgueiras, Galeria Virgílio Barco, Galeria Mezanino, Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina, Brasil Design (Hannover, Alemanha), Museu da Casa Brasileira, A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, Museu de Arte Brasileira – FAAP, Pinacoteca do Estado, Instituto Cervantes São Paulo, Transarte Brasil, entre outros.

PROJETOS ESPECIAIS / Participações e parcerias:

2019 - Cestaria com lâminas de madeira para projetos escultóricos e poéticos, Galeria Escaleria, Buenos Aires, Argentina. 2018 - Projeto Entorno de Nós, 2ª edição. Oficinas criativas para a realização do mural do Terminal Urbano Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo/SP. 2017 - Projeto Entorno de Nós, 1ª edição. Oficinas criativas com alunos de escolas públicas para a realização do mural da estação Palmeiras Barra Funda da CPTM, São Paulo/SP. 2015 - Projeto Parede, Sesc Palladium, Belo Horizonte/MG. Oficinas criativas com alunos de escolas públicas para a realização do mural exibido nessa unidade • “120 Anos de Amizade Brasil-Japão”, BUNKYO. Palestra sobre a marchetaria desenvolvida no Brasil • “Artesanato do Japão – Tradições e Técnicas”, BUNKYO. Convidado especial na mostra itinerante. Realização de oficinas de marchetaria para o público em geral • “Vans Custom Culture Brasil 2014”, direção de arte da mostra do concurso de customização do tênis Vans, Conjunto Nacional, São Paulo/SP. 2014 - Ocupação Criativa “Arte, Cidade e Cidadão”, no Boulevard Centro, São Paulo/SP. Direção de arte do evento e realização de oficinas de customização de tênis. Galeria Olido, Secretaria de Cultura, São Paulo/SP. 2013 - “Marchetaria − Atividade Manual no Combate ao Stress”. Palestra e vivência na Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, São Paulo/SP. 2012 - “100 Anos da Lacta”. Direção de arte da mostra, Museu da Língua Portuguesa, São Paulo/ SP. 2010 - RAMBLER, Galeria Olido/Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo/SP. Produção e orientação pedagógica da ação colaborativa idealizada pela artista holandesa Carmen van der Vecht. 2009 - “City One Minutes São Paulo”, Galeria Olido/Secretaria de Cultura. 2007 - Prêmio Gestão Ambiental/Parceria Unesco, Sebrae e Gazeta Mercantil. Convidado a desenvolver o prêmio, trabalhado em marchetaria.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:

2019 - Galeria Escaleria, Buenos Aires/AR. Atividades educativas abertas ao público em geral. 2018 - Conjunto Nacional/SP. Mostra exibindo processo e resultados da 1ª edição do projeto Entorno de Nós. 2017 - Instituto Cervantes/SP. 2015 - Projeto Parede. Sesc Palladium, BH. 2007 - Galeria Mônica Filgueiras/ SP. 2000 - Capitania das Artes/SP. 1998 - Loja de Arte da Livraria Cultura/SP. 1997 - Galeria Atmosfera/SP. 1995 - Espaço Cultural São Bento | Metro/SP. 1995 - Museu Histórico Índia Vanuíri/Tupã. 1995 - Senac Centro de Moda e Arte/SP. 1994 - Sesc Carmo/ SP. 1994 - Centro Cultural Banco do Brasil/ Campos do Jordão. 1993 - Espaço Yazigi Internacional/SP. 1992 - Sesc Pompeia/SP, instalação na área das oficinas e introdução do curso de marchetaria nesta unidade.
Mídia

Está na Mídia

PUBLICADO POR BAND NOTÍCIAS

Spot de 45” gravado e programado na
grade da emissora de segunda a sexta feira.

+ OUVIR MATÉRIA
PUBLICADO POR JORNAL DIA DIA

"Danilo Blanco celebra a sustentabilidade usando
a estética na mostra ‘Marchetaria do Descarte à Arte’"

+ LER MATÉRIA
PUBLICADO POR REVISTA CASA E JARDIM

"Artista celebra sustentabilidade
através da estética em exposição."

+ LER MATÉRIA
PUBLICADO POR JORNAL TRIBUNA

"Danilo Blanco celebra a sustentabilidade usando a
estética na mostra 'Marchetaria do Descarte à Arte'"

+ LER MATÉRIA
PUBLICADO MAPA DAS ARTES

"MUSEU E SALA DE CONVENÇÕES
PROFESSORA NARA LÚCIA NONATO"

+ LER MATÉRIA

Apoio
Patrocínio
Realização